domingo, 3 de abril de 2011

Ordem do Saber


Diário

27/02/2011

O futuro é tão incerto, mas ao mesmo tempo certo que dá vontade de pegá-lo, amarrá-lo e depois jogá-lo fora. Talvez em busca de outro.

Paremos um minuto para pensar e veja quantas escolhas fazemos em nossos dias que mudaram drasticamente o presente.

Hoje somos o fruto de nossas escolhas passadas, e nossas escolhas do presente nos levam a crer e prever um possível futuro, que novamente passará por alterações.

O tempo presente sofre alterações do futuro, por mais difícil que possamos acreditar. Às vezes é como se fôssemos tomados por forças mais fortes que nós, e agimos conforme elas. É como uma vontade acima da própria vontade. E quando nos damos conta já realizamos, não por instinto, mas por puro sentimento de uma força maior, que geralmente retira dos humanos certa culpa ou peso.

É estranho e inexplicável, mas a relação presente-futuro traz na mente humana esse sentido extra. Um sentido de um propósito que existe até mesmo quando não se existe um.

Sempre existe uma divisão de sabedoria sobre a diversão (o presente) e a cautela (futuro).

O futuro claro é incerto. O presente, obviamente é mais incerto ainda. Se o presente é o futuro, e que por sua vez define o próprio futuro, com as ramificações das diversas escolhas, então o maior perigo para a vida humana em termos temporais, é o próprio presente que ele pensa ter total controle, quando na verdade ele vive o futuro a cada dia, a cada minuto, a cada segundo.

O futuro se forma a partir de cada milésimo de segundo a frente de nossas decisões.

Pensemos sobre um dia em que não escovamos os dentes, e por isso saiamos 5 minutos mais cedo de casa para o trabalho, escola, ou simplesmente na padaria. Nesses 5 minutos mais cedo, você é vítima de assalto, ou então conhece uma pessoa que depois se torna sua melhor amiga, ou quem sabe o amor da mesma.

Ou não, pelo contrário. Nesse dia, se você saísse no horário normal, você encontraria algo que o surpreenderia para sempre em sua vida.

A isso se pode chamar de força externa, ou simplesmente coincidência.

Uma palavra pensada muda um pensamento de uma pessoa referente a você. Ou não, uma palavra não pensada muda sua vida para sempre. Evita uma confusão, salva uma pessoa, alegra outra.

Uma chuva que lhe gripa, e lhe livra de um atropelamento no dia seguinte. Uma chuva que lhe gripa, e lhe rouba o dia que seria o de sua maior glória pessoal.

O presente é incerto. Pois o tempo presente é o futuro.

Mas nunca esperamos o presente, a gente sempre espera a vida. E a vida não possui tempo, mas sim possui essência. A vida é vida por si só.

Deixemos a critério de cada um acreditar em destino ou não, mas notemos de uma vez por todas que tudo o que acontece em nossa vida nos leva para onde queremos sempre estar.

A isto se pode explicar como orgulho, auto-contentamento ou não aceitação da derrota, sim claro, mas é de se denotar que sempre chegamos onde queremos, e pensamos: “se aquilo não tivesse acontecido, eu hoje acredito, não teria chegado até aqui”.

Devemos então esperar que tudo dê certo no final. E aí perguntar e notar que esperar deu certo. Ou não, a ação por sua vez fez o trabalho da espera.

As respostas virão a cada um, no tempo certo.

Mas algo é certo, como disse uma vez um líder nato de certa equipe de mutantes para seu mentor: “No final tudo dá certo. Se ainda não deu certo, é porque ainda não é o final”.

Dodo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário