sexta-feira, 1 de abril de 2011

Ordem do Saber


Diário

04/12/2010

Durante toda a história apresentada pela humanidade até o presente momento, podemos notar que nenhum reino durou para sempre como os mesmos achavam que iriam durar.

Egito, Roma, Grécia, Astecas, etc.

Todos os reinos que se julgavam absolutos, e o realmente eram em suas épocas, possuíam grande prosperidade e era impossível dizer, se vivêssemos naquela época que qualquer uma destas capitais de poder poderia um dia ruir. Ir até o pó em seus poderes. Mas isso aconteceu.

Ora, então devemos nos questionar de forma clássica, da forma como podemos utilizar verdadeiramente a história como deve ser usada.

- Se estes reinos, que eram tão prósperos caíram, o que nos faz pensar que o mundo atual também não possa cair?

Por causa da globalização?

Claro que não. A globalização deixou viável apenas comunicação (que é controlada pelos mais poderosos) e o dinheiro (para os mais ricos, claro) das grandes corporações. A pobreza, a miséria e o ódio ainda estão aí, à solta nas ruas de nossos reinos.

O fato de estarmos unidos com outros países, nos ajudando economicamente e de forma bélica apenas aumenta o fato de um grande e antigo dizer: “quanto maior o tamanho, maior a queda”.

Os reinos antigos, não estavam por sobre todo o mundo. Mas talvez por isso não levaram o mundo inteiro para o abismo quando caíram.

Mas e se nossos reinos caírem. Tão unidinhos e belos como nos é mostrado? Com o capital girando o mundo inteiro?

Sim, não terá volta. Quando todos caírem não existirá retorno algum. A sociedade inteira irá desabar e não terá salvação. Não haverá transformação. A visão se torna turva nesse quesito.

A união da globalização é bela enquanto um país não passa a perna em outro. Uma amizade visando dinheiro e capital, dura enquanto houver isso. No momento em que a ganância é mostrada sobre os panos, esta “amizade” se transforma em lixo. E perece.

Não nos sintamos eternamente viáveis e soberanos neste planeta, pois estamos destruindo o mesmo. Nossa casa. E esta, se não o dinheiro, será o motivo da ruína de nossos reinos tão poderosos. O fim do mundo. Cada dia tomando o espaço de nossas florestas, cada dia roubando o ar, cada dia sujando as águas, cada dia nos apossando do que não é nosso. Transformamos nosso chão em fogo. Parceria em posse.

E este será o fim de nosso reino.

Nenhum reino terrestre durou para sempre.

Mas também nenhum reino se construiu em um só dia.

O crescimento é devagar, a queda....extremamente rápida.

Dodo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário