sexta-feira, 1 de abril de 2011

Ordem do Saber


Diário

27/01/2011

Quanto tempo o tempo tem?

Por vezes nos perguntamos sobre o tempo, o quão rápido ele passa. O quão devagar ele demora a passar.

Mas a pergunta que nos faz realmente pensar é quanto tempo o tempo tem?

Porque que é sempre quando nos sentimos bem que o tempo passa mais rápido. Os dias demoram anos, mas quando estamos ao lado de quem gostamos as horas se transformam em segundos. O ponteiro do relógio de parede parece estar possuído. Ele ficava apontando para baixo, mas em uma risada ou outra, ao lado daqueles que realmente te amam, daqueles que realmente lhe fazem sentir bem, daqueles que dão um sentido à sua existência, ele sobe. Sobe e você vê que passou bem mais horas do que tinha planejado. Que bom, pois valeu cada segundo. Você pode olhar para o céu, mais precisamente para o tempo, o seu tempo de vida e responder à pergunta acima:

- Eu aproveitei cada segundo seu.

Esta é a resposta.

Aproveitar cada segundo.

O tempo tem cada segundo seu. O seu tempo é apenas seu. Embora várias pessoas possam compartilhá-lo, seu tempo é apenas seu. Sua esfera de areia gira em torno de você e do seu tempo. O tempo de alguns é curto. Mas isso não quer dizer que não houve tempo. Sempre há tempo para realizar o que você quiser.

Quando o ser humano consegue controlar seu tempo, e domá-lo, o tempo se torna seu maior aliado. Mas o que geralmente acontece é o contrário, por culpa das forças do mundo claro. O tempo controla o ser humano. Ele o pressiona, o amassa, o esmaga. O tempo acaba com uma pessoa. Mas nem tudo é culpa do tempo. O tempo não pode ser sempre usado como desculpa para qualquer erro. A culpa é do ser humano que nunca sabe como domá-lo. Como transformar cada segundo eterno. O tempo sim, é eterno para cada um de nós. Ele não dura 60 anos, 1 mês, ou 4 dia. Ele dura para sempre se o possuidor dele assim o quiser e o fazer valer.

E porque em lugares ruins (as pessoas geralmente dizem o trabalho) o tempo passa tão devagar? É aí que entra o outro fator que marca nossa vida e que vem junto com o tempo. As obrigações. Elas tornam o tempo bem menos proveitoso e lento. Isso é fato. A culpa não é do trabalho. A culpa é que o trabalho que você está fazendo não lhe agrada. E isso torna a força do tempo ainda mais forte. Novamente a pessoa não dominou o tempo neste exemplo. Pois se a tivesse dominado estaria ganhando a vida com algo que fizesse sentido para ele, o que tornaria o tempo bem mais rápido para ele.

E o tempo futuro? O tempo que você espera? Ele chegará? E quanto ao tempo que ainda não aconteceu e que você espera sem parar? Espera por algo prometido.

Promessas que se quebram com o tempo, e o tempo se torna mais simples. Simplesmente não há o tempo. Não há mais o que esperar do tempo. Nesse momento, o tempo se torna um vão. Uma esfera sem luz, uma espera que não se deduz.

O tempo se faz longe, mas alcançável. É quando se está sujeito não ao seu tempo, o que seria o correto, mas sim ao tempo do outro. Daí se pergunta, quanto tempo o tempo tem?

Se o seu tempo se transforma no do outro, onde foi parar seu próprio tempo? Perdido claro, perdido nas fronteiras do próprio tempo.

Um dia quero ser dono do meu próprio tempo....mas está difícil....

Dodo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário