sexta-feira, 18 de março de 2011

Ordem do Saber


Diário
28/09/2010
Mais um ano de eleições. Mais um ano de escolhas, mais um ano das tendas armadas para o grande espetáculo chamado democracia. E este ano com novos artistas, palhaços, e outros seres que parecem tão fantasiosos que só poderiam ter saído da televisão mesmo. Às vezes é difícil saber se estamos vendo o horário eleitoral ou verdadeiros stand-ups.
Gostaria de atentar a alguns fatores.
O primeiro é sobre a incrível e bela utopia que é criada por aqueles dois partidos que eu prefiro não mencionar aqui mas que todos sabem de cor, pois só eles disputam o poder. Suas propagandas eleitorais são fantásticas. Produzidas por estúdios de edição de iguais adjetivos, cada começo de programa é um filme a parte. Mostram-se cachoeiras, usinas, pessoas trabalhando sorrindo, é simplesmente demais. Novamente me confundo se é um horário eleitoral ou um filme. Mas aí eu me esqueço que são empresas de edições cinematográficas que os fazem, e isso faz minha dúvida passar.
Será que já paramos para pensar em quanto se gasta no horário político? O quanto eles gastam para chegarem ao poder? E, sendo esta quantia absurda, é de se pensar que, quem está investindo esse dinheiro, com certeza irá querer de volta, e esta é uma lei da economia que não pode ser excluída de nossas mentes.
Ora, se alguém financia todos estes gastos, é de se pensar que tal ser físico ou jurídico irá querer de volta, e se os candidatos já não o fazem por si só, por não terem a quantia, eles deverão pagar isso a longo prazo. Mas como irão pagar se no momento atual não possuem? Hum.....isso é de se pensar.
Fora isso, existe o programa em si. Todos eles parecem ter a solução em suas pontas da língua. É incrível, são verdadeiros sábios.
- O que fazer com a fome?
“Vamos investir 20.000,00 no programa....”
-O que fazer com o trabalho?
“Vamos investir 10.000,00 no....”
- O que fazer com a educação?
“Vamos investir 90.000,000 no....”
Mas esperem um momento. Se eles acham ou se forem estas as respostas para as questões, e eles o sabem, porque já não fizeram? Nenhum deles diz que irão tentar, mas que a situação é difícil. Não. Todos eles têm certeza que precisam fazer isso para solucionar o problema. Toda eleição é a mesma coisa, são todos gênios. Ora, mas porque então já não fazem ou fizeram isto????????!!!!!!!!! O pior é que este candidato vai se eleger (qualquer um dos presidenciáveis) e daqui a quatro anos todos virão com a mesma conversa. Investir, investir, modernizar...mas porque então já não o fizeram???????????????????
Não consigo entender. Sinceramente. Como também não consigo entender como ainda mantemos estas pessoas no poder.
A democracia é bela, na teoria. Na prática ela é mais confusa e desorganizada do que parece, principalmente em nosso país. Nossos cidadãos ativos sabem do que precisam para se eleger, eles consultam pessoas para mexerem conosco. Eles sabem que tipo de programa chamará nossa atenção ou não.
Oba! Somos livres! Temos liberdade de votar em quem quisermos!! Viva!!
Viva mesmo?
Ora, vejamos o horário destinado à política.
Temos dois partidos com quase 20 minutos de programa e outros com 1 minuto e meio. Como estes que tem pouco tempo terão alguma chance de se eleger? Mas aí você pode pensar, eles são despreparados. Porque são despreparados? Porque não apresentam nenhuma proposta. Porque não apresentam nenhuma proposta? Porque não possuem tempo.
Então, somos tão livres assim para votar? Não somos nós induzidos indiretamente a votar em dois candidatos? Os que possuem maior tempo?
Imagine-se você em uma entrevista de emprego para a Microsoft, onde ganhará 20.000,00 por mês. Você disputa com outros três candidatos a fase final da seleção. O patrão chama todos para uma entrevista pessoal com ele. Ele faz as seguintes perguntas para todos:
- Quais suas qualificações, o que você pretende fazer aqui para melhorar esta empresa, e porque você merece estar aqui?
Ao primeiro ele dá 40 minutos para explicar. Ao segundo 30 minutos, assim como para o terceiro. Para você ele lhe dá 1 minuto. Isso é justo? Você terá chance de competir igualmente com os outros pela vaga, mesmo se for melhor que eles?
E ainda colocam em nossa mente que não devemos jogar nosso voto fora, votando em branco ou nulo. Ou seja, somos obrigados a aceitar aqueles que eles nos colocam senão estaremos jogando nosso direito fora? Sinceramente, acho que estamos votando em branco ou em nulo quando votamos na maioria destes que nos é apresentado.
Segundo palavras de Bento Ribeiro:
“Qual a diferença entre votar em uma merd... e uma bost.....?”
Vou fazê-los um questionamento que um dia um colega de classe meu, que por sinal adere ao comunismo me fez, há um tempo atrás quando o encontrei uma vez, anos depois da escola em um ônibus:
- Você se sente representado pelos que estão no poder?
O problema do Brasil, primeiro vem do seu tamanho. Certa vez um professor de ciências políticas mostrou-me que é muito mais fácil governar países pequenos do que grandes. Embora tudo seja subdividido (presidentes, governadores, prefeitos, vereadores) para que se cubra toda a área demográfica de nosso país, ainda assim existem diversas lacunas.
É só pensarmos como gerentes de uma empresa.Você consegue ser encarregado de 10 funcionários, mas consegue chefiar, sozinho, 1.000?
Por isso tudo é demorado, embora estejamos crescendo aos poucos.
Fora que, para um presidente formar um bom apoio, deve ter na câmara maioria de seu partido, senão a coisa não vai para frente. Ou seja, o importante não são as boas idéias para o Brasil. Essas idéias só serão válidas se quem as estiver propondo for do mesmo partido. Horrível.
Embora as propagandas mostrem um Brasil evoluindo, eu ainda consigo ver crianças passando fome, mendigos na rua, pessoas racionando comida de um dia para uma semana inteira, família passando o mês com um salário mínimo (e bota mínimo nisso). O país cresce em dinheiro. Parabéns às empresas! Que bom para os centros metropolitanos! Mas enquanto estamos pensando em quantas pós-graduações faremos, ainda existem crianças que nem sabem se irão comer.
Por isso, não nos enganemos com este teatro de vampiros que nos é apresentado dia a dia, duas vezes por dia.
Dodo

Nenhum comentário:

Postar um comentário