domingo, 19 de junho de 2011

Ordem do Saber




Diário

16/06/2011

Precisamos de bons exemplos em nossas vidas. Estão faltando bons exemplos em nossos dias.

Não importa o quanto nos sintamos únicos e separados de tudo o que acontece em nossa volta, sempre iremos nos espelhar em alguém. Nossa mente absorve tudo o que está ao nosso redor, principalmente o comportamento alheio. Afinal, é através da observação dos outros que começamos a andar, falar e agir segundo a sociedade.

E segundo a sociedade que nos rodeia (os pais, a família, irmãos ou amigos) é que formamos nossos valores e crenças. É raro chegarmos aos primeiros consensos da vida sozinhos. Com o passar do tempo e também das companhias, ou a falta delas, possamos até mudar de pensamentos, filosofias e ideologias, modos de ser e de agir. Mas até mesmo a solidão é copiada de algo que se viu.

Isso não quer dizer que cada ser não é único ou que copiamos tudo o que vemos. Mas a base do que somos, vemos ou aprendemos coma companhia de outro ser humano. Um homem criado na selva irá imitar os animais que o rodeiam. Isso não quer dizer que ele seja um animal. Cada ser vivo possui capacidades únicas.

Por isso precisamos de bons exemplos. De boas pessoas para nos guiar ao caminho certo.

Precisamos ser boas pessoas, para sermos espelhos para a nova geração. Ou até mesmo a velha. Precisamos ser incentivos de modos de vida.

De bondade, de amor, de caridade.

Precisamos demonstrar isso todos os dias. Talvez não possamos alcançar a todos ao nosso redor, mas se uma pessoa for tocada por tudo aquilo que fizermos, tudo valerá a pena. Mudamos uma vida, e essa vida poderá mudar milhões, ou mais uma. E assim por diante.

Nossos exemplos hoje são artistas que não fazem arte (cf. D2), são pessoas que só pensam em dinheiro, são políticos que apenas roubam. Tudo o que nos é demonstrado é que o único caminho importante é o da fama. É sempre o caminho fácil. O caminho do dinheiro, da ganância. O caminho sem sentido.

É raro uma notícia de que alguém fez o bem. Mas é fácil achar uma notícia de algum artista que está vendendo muito, ou o novo silicone da mais nova modelo.

Algo está errado. Eu sinto.

Às vezes basta um gesto, uma palavra, um abraço, um conselho.

Bons exemplos de vida. De verdadeira VIDA.


Dodo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário