domingo, 14 de agosto de 2011

Ordem do Saber




Diário

05/08/2011

Todo ser humano possui um sentido de vida. Algo pelo que lutar, um motivo pelo qual abrir seus olhos de manhã, ou dormir esperançoso depois de um dia cansativo.

Seja uma pessoa, um objetivo, um emprego, um ideal, um sonho.

Todo ser humano só se sente completo quando tem esperança de um amanhã. De um dia seguinte, algo pelo qual lutar, algo pelo que viver.

Uma pessoa não pode viver por viver. Existir pela simples existência.

Para cada vida existe um sentido de vida.

Seja escolhido por ele, o que sempre é mais privilegioso,ou guiado por algo maior. Por um certo papel que ele deverá cumprir, e que no final o cumpre, se o descobre a tempo de realizá-lo de forma integral. Se o descobre antes que ele se torne apenas mais um no meio de uma multidão.

Quem tem pelo que lutar, vive.

Ele luta, cai, se levanta, mas sua vida é moldada por algo maior que ele, algo que o coloca em um plano maior de si mesmo. Dá sentido ao sentido.

Quando tal razão de vida é moldada e totalmente guiada pelo coração, igualmente se encontra a vida. Os desejos do coração, quando puros, podem levar todo ser humano à sua realização, mesmo que não realizados. Pois seguir o coração, e tê-lo como centro da vida ao invés da razão, é a própria razão.

O perigo está sombriamente escondido quando o sentido de uma pessoa é moldado na razão. Pois a razão sempre muda, e é moldada pela sociedade. O coração não muda, só se altera quando se deixa ser controlado pela razão. De caso contrário, o coração é a única parte do ser humano que continua sempre o mesmo. Só aumenta de tamanho e se alimenta daquilo que quisermos.

Ansiamos claramente que o coração deve ser alimentado com tudo o que é puro, bom e mágico. Para que ele possa guiar as vidas de seus donos segundo o respeito e o amor ao próximo. Respeitando, acima de tudo os corações alheios.

A vida sempre continua quando moldada por um sentido pelo qual seguir. Uma vida existente apenas pela monotonia do que é realizado sem futuro, não possui futuro, e traz para si a tristeza, a depressão, e tudo o que pode atrapalhar uma pessoa de seguir adiante.

Quando se tem um sentido de vida, olha-se adiante.

Adiante dos muros, barreiras e buracos que encontramos pelas veredas da vida e do mundo, pois não se olha muito para o meio do caminho, mas espera-se, independente do que aconteça, chegar no fim, onde se deseja.

E mesmo que não chega, a intenção de chegar levará o ser humano a um descobrimento de si mesmo e de seus desejos que não se pode comprar. Tem de se passar por isso.

Com o coração guiando o motivo de uma vida, tudo se torna mais simples, leve e sereno. Até mesmo o futuro, com um sentido de vida, se torna menos temível e desconhecido, pois sabe-se onde se quer chegar.

E você? Qual o seu sentido de vida?

Dodo.




2 comentários:

  1. Lindo texto!
    Estou sempre buscando, seja material ou espiritualmente. A cada sonho, uma busca. Se não pode acontecer nos moldes desejados, aceito. Através da fé percebo que Deus me permite realizar apenas o que é bom para o meu crescimento.
    Sigo mais o coração do que a razão e até hoje não me arrependi.
    Sonhar é preciso, pois vivemos em razão de nossos sonhos. É a nossa motivação. É o que nos impulsiona.
    A cada dia procuro ser um SER melhor e esta é a minha meta atual, além de outras, é claro.
    Todos viemos ao mundo com uma missão a cumprir
    e espero, do fundo do meu SER, que consiga realizar a minha.
    Você tem razão, a vida só tem sentido quando damos um sentido para ela. É um presente que devemos valorizar
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu também espero que todos nós consigamos realizar as nossas.

      Excluir