sábado, 27 de agosto de 2011

Ordem do Saber




Diário

12/07/2011

O mundo precisa do extinto amor ao próximo.

Amar sem medidas, um amor que não se restringe à casal. Mas um amor ao seu irmão. A outro humano que está do seu lado, dividindo o mesmo aluguel (as durezas da vida, os sofrimentos, a vida em si) da casa (Terra) onde moramos.

Será que é tão complicado amar uma outra pessoa?

O amor está sempre ligado ao tema romance, mas não é esse tipo de amor que constrói um mundo melhor. Este amor constrói uma vida melhor.

O amor que me refiro é aquele ligado ao respeito, ao perdão, à não enxergar os defeitos do próximo, e se os vemos, deixamos passar, reconduzimos ele para o caminho certo. É querer ajudá-lo, mesmo que ele teime em não precisar de ajuda. O amor ao próximo é o amor a vida do seu irmão. Um amor à outra vida que não seja a sua.

Quem ama o próximo, não machuca. E se machuca, não o faz por vontade própria. Não deixa apenas por isso. Machuca, voluntária ou involuntariamente e logo depois quer curar, quer cuidar, quer tenha culpa ou não.

Quem ama o próximo ajuda nas dificuldades. Nunca torce para que seu irmão caia. Mas se cair, lá está para levantá-lo. Com grande honra e espírito doce, com grande felicidade por ajudá-lo.

Quem ama o próximo ri. Sorri alto e sem vergonha, mas ri junto com a pessoa e não dela. Nunca deixa que seu irmão seja motivo de chacotas maldosas e nem humilhado. Quem ama o próximo sabe o valor de uma brincadeira.

Quem ama o próximo nunca se esquece dele.

Quem ama o próximo é simples, pois tem olhos apenas para o próximo e nunca para ele mesmo. Não se cegou pela cobiça, prepotência e o orgulho.O dinheiro e as riquezas, por mais que tentem, nunca conseguem chegar até seu coração, pois ele não liga para isso, e nada disso tem valor se seus irmão não puderem usufruir igualmente de seus bens materiais.

Quem ama o próximo, chora e se entristece junto com ele. Nunca está 100% realizado até que seu irmão também o esteja.

Quem ama o próximo se ama mais do que imagina. O amor próprio está mais ligado ao amor aos outros do que se pode imaginar. Amor próprio sem coração não é amor, é arrogância. E se não é, logo chegará a ser. Amor existe para ser compartilhado, doado gratuitamente.

Quem ama o próximo não discrimina, respeita. A roupa, o estilo, o jeito, tudo se torna aceitável, pois ver seu irmão feliz por ser quem é, sem vergonha de se mostrar, já é motivo de felicidade para quem ama verdadeiramente os outros.

Amar o próximo é despojar-se de você mesmo em prol de se usar pelo outro. É ter em sua mente que a vida de seu irmão sempre será mais importante do que a sua. Você dá sua vida por quem ama, e assim, quem ama o próximo sacrifica sua vida por quem quer ver vivo. É esquecer de sua felicidade em prol da felicidade do próximo, e isto é o verdadeiro motivo de sua felicidade.

Nunca esqueça dos outros, pois eles precisam mais de você do que imagina.

O amor ao próximo é o segredo da felicidade. Uma pena demorarmos tanto tempo para perceber isso, e algumas pessoas nem chegarem a notar. Quando se está em paz consigo mesmo, na verdade se está em paz com todos aqueles que fazem parte de sua vida.

Não fomos criados para sermos isolados, arrogantes, sozinhos. Se este fosse o caso, primeiramente seríamos apenas um ser humano nessa vastidão chamada vida e em segundo lugar não sentiríamos amor.

O mundo não está precisando de pessoas que amem o próximo?

Dodo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário