segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Ordem do Saber




Diário

19/08/2011

Muitas pessoas se irritam com a resposta à pergunta:

- O que você faria se ganhasse na mega-sena?

Resposta: pegava todos os milhões, reunia todos de uma só vez, os colocava no chão, acendia um fósforo e tacava fogo em tudo. Como um verdadeiro incenso ao capitalismo.

- Por que?

Esta pergunta é respondida pela própria pessoa que fez a pergunta.

Revise sua vida inteira até o presente momento.

Pergunte-se:

- Qual o momento mais feliz de sua vida?

De feliz entende-se felicidade mesmo e não diversão. Diversão é momentânea, felicidade é duradoura.

Após lembrar-se deste momento pergunte-se novamente:

- Você precisou estar bilionário para ser feliz naquele momento lembrado?

Claro que não. Porque a felicidade não está, nem nunca estará no dinheiro. Tolos são aqueles que procuram no sujo dinheiro seu caminho para a felicidade.

Primeiramente porque tudo o que é ganho sem esforço algum possui um ínfimo valor para todos. Cada gota de suor em prol de um objetivo cria laços consigo mesmo chamados conquista, prazer e auto realização. Tudo o que é trabalhoso e difícil, dá-se à um valor maior do que aquilo que é ganhado de uma hora para outra.

Segundo que quanto mais se tem, mais se gasta. E isso é cabível a todas as pessoas. Tolos somos nós quando pensamos que nossas despesas continuarão as mesmas após milionários.

Sentimos-nos ”apertados” de certa forma, pois nossas despesas embora poucas perante milhões, são poucas por podermos ganhar pouco. Por termos pouco poder aquisitivo. Engana-se quem pensa que com milhões de dinheiro continuará se gastando o mesmo que se gastava quando se tinha menos.

Outro fato que argumenta a segunda colocação é a simples conduta de proteção aos seus bens.

Como seu capital e bens aumentaram, você irá fazer de tudo para protegê-los, aliás, você irá protegê-los. Com o pouco que se tem já sentimos grande necessidade e apego do que compramos, temos ou ganhamos. Imaginemos com quantidades absurdas de dinheiro e bens.

De maneira estúpida iremos gastar dinheiro para proteger nosso dinheiro. E tais gastos poderão se igualar aos ganhos mensais.

Em terceiro lugar está a paz. Por acaso, após se tornar milionário você realmente acha que iria ter paz? A paz?

Com nada nos bolsos já desconfiamos imensamente até da nossa sombra. Quando usamos ou temos algo de valor, nossos olhos parecem querer dar 360 graus em volta da nossa cabeça de tanto que olhamos para os lados preocupados e duvidando de qualquer dito cujo que surja por aí. Já imaginou você, com sua vida à risco por aí sendo o portador do prêmio que todas as pessoas desejam??

Você acha que teria paz de espírito e mente? Iria dormir tranqüilo? Iria andar tranqüilo?

Em quarto lugar, não adianta dizer que não precisará sair de casa, irá viajar, ou se isolar em uma mansão e ninguém chegará perto de ti.

Tudo bem meu caro ou minha cara. Em primeiro lugar você não estará dentro de uma casa, estará em uma fortaleza que te isolará de qualquer contato humano possível ( e sabe-se que muitos dos bons prazeres da vida está em relacionar-se com nossos irmãos) e que o ser humano não nasceu para ficar sozinho.

Você aguentará até o fim de sua vida preso nas celas de sua própria casa????

Uau.....parabéns, você acaba de se tornar um homem das cavernas. Acaba de regredir milhões de anos na escala humana. Parabéns!!!!

Mas sabemos que ninguém consegue ficar em um mesmo lugar até o final de sua vida. Nem reter consigo todas as pessoas que quer por muito tempo.

Em quinto lugar, e não menos importante, surgirá uma dúvida que o matará, o rasgará por dentro enquanto você tiver esse dinheiro todo em sua vida. À todas as pessoas que se aproximarão de ti, você se perguntará

- Essa pessoa está comigo pelo dinheiro, ou por realmente gostar de mim? Ela me ama, ou ama o que eu tenho? Se eu não tivesse dinheiro essa pessoa estaria comigo?

E isso vai matar suas relações uma a uma, sejam elas de amizade, familiares, amorosas, qualquer uma. Nada irá restar porque você nunca saberá se a sinceridade e a verdade de um sentimento estarão junto com as pessoas ao seu redor. E convenhamos, em nossa vida, nada é mais capaz de nos machucar do que as pessoas.

Em sexto lugar você pode estar pensando em fazer grandes doações (mas nunca a pessoa doa tudo não é....estranho.....será isto um certo apego?). Aí está uma boa utilização do dinheiro. Doar.

Mas a quem perguntar:

- Por que ao invés de queimar você não doa tudo?

Meus caros, não é frieza ou metáfora, mas apenas pensem:

- Apareçam com notas de cem reais em um lugar pobre, e doe tudo para as pessoas. R$ 100,00 para cada mendigo da rua. Pronto.

Um ato muito nobre e bondoso, mas saiba que aquilo o ajudará por determinado momento, mas e depois que o dinheiro acabar?

Simplesmente tudo voltará a ser como era.

Não se muda um mundo com um milionário.

Nosso PIB em 2010 foi de 3 trilhões de reais.

3 trilhões de reais.....

É a falta de dinheiro que causa toda a pobreza no mundo??? Vocês realmente acham que está faltando dinheiro?

O dinheiro está aqui gente. Está nos altos escalões do governo.

O problema não está em um prêmio da mega sena queimado, o problema está na distribuição das riquezas já existentes.

Não pense que irá realizar seus sonhos com dinheiro. Pois se seus sonhos precisarem de dinheiro para se concretizarem não são sonhos, é ganância e materialismo.

E você, ainda quer ser milionário?

Dodo.

6 comentários:

  1. O momento mais feliz da minha vida não envolve dinheiro, ao contrário, ele está bem longe nestes momentos...

    Gosto do seu blog,
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post! Disse tudo! :)
    ...os momentos felizes que vivemos junto das pessoas que amamos, as alegrias..que enchem o coração de paz. (isso é felicidade real)
    Muito bom!:) E isso não há dinheiro que pague.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  3. Excelente o seu texto!
    Focalizou todos os ângulos das situações que acometeriam um ganhador de um prêmio valoroso em questão de dinheiro.
    Nem jogo, pois não gostaria de ganhar um prêmio
    milionário. A paz não tem preço.
    Com dinheiro não se compra o que nos traz a felicidade real (amor, lealdade, amizade, paz, saúde).
    O dinheiro é bom na medida em que satisfaz as nossas necessidades e nos proporciona conforto e bem estar, mas qualquer excesso, em qualquer situação, é condenável.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Acredito no que você diz Pat.
    É impossível que o momento mais feliz de alguém esteja ligado ao dinheiro.

    Até mais.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Nil.
    Com certeza, os momentos mais felizes de nossas vidas sempre estarão ligados a sentimentos, pessoas verdadeiras ao nosso redor e a sorrisos. Ou lágrimas, mesmo que sejam de emoção.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Verdade Vera.
    Precisamos do dinheiro para vivermos nesse mundo, mas nem por isso ele precisa nos controlar. Controlas nosso modo de pensar, nosso modo de agir, e se infiltrar nos locais mais profundos do nosso coração, onde assim, não há mais volta.
    "É impossível amar dois senhores" - Já disse uma vez o Senhor.

    ResponderExcluir