terça-feira, 1 de julho de 2014

Como Mudar o Mundo?




Quer mudar o mundo?
Simples.
Comece recompensando as pessoas por seus bons atos. Comece fazendo justiça à quem merece.

Já está comprovado cientificamente, e principalmente nos campos da psicologia que as pessoas são motivadas pelas recompensas.
Não vá pensando que o ser humano é altruísta. Não, ele não é.
Conta-se nos dedos aqueles que foram assim, e ainda desta forma, há muito o que se duvidar, pois dentro de cada um há segredos e motivações secretas até mesmo para as próprias pessoas.

O mundo está do jeito que está porque nós não estamos recompensando as pessoas que merecem.

Quando assistimos um programa de comédia escroto ao invés de ler um bom livro; Quando damos valor ao artista que "pegou" a modelo do ano em uma festa ao invés do cientista que estudou o ano inteiro para descobrir algo novo;
Quando damos mais valor à bundas, corpos e rostos bonitos ao invés do intelecto e dos corações das pessoas;
Quando idolatramos ídolos vazios que nada contribuem para a sociedade ao invés das pessoas que acordam às 05:00 da manhã para sustentarem suas famílias;
Quando publicamos nos jornais futilidades ao invés de mostrar pessoas ajudando outras em todo o mundo;
Quando escutamos músicas com letras indecentes ao invés de incentivar os músicos de verdade, com músicas de verdade;
Quando achamos incrível a pessoa ter diversas empresas e muito dinheiro, ao invés de acharmos incrível a pessoa que procura por sua felicidade;
Quando acreditamos e damos valor àqueles que acham o estudo uma besteira ao invés de apoiarmos aquele que passa noites estudando;

Quando permitimos que o errado se torne certo, estamos contribuindo para o fim do mundo, e indiretamente, não podemos reclamar da falta de compaixão, razão e amor das pessoas para com seus semelhantes.

Nós mesmos criamos isso ao não recompensarmos o que é correto e ao não darmos valor ao que merece valor.

Não há motivo para que uma pessoa se esforce em fazer o certo, em fazer o bem, em ajudar o próximo, em partilhar seus bens, uma vez que ele vê que fazendo o errado e valorizando o erro, tem bem melhores chances de se dar bem.

Se valorizássemos o que é correto, se déssemos valor ao que é bom e verdadeiro, mais pessoas iriam se encorajar à procurar o que é certo.
Verdadeiros ídolos iriam surgir, servindo de exemplo para milhares de pessoas, os valores mudariam, assim como as culturas, e a balança se inverteria novamente ao lado do bem, do correto.

Quer mudar o mundo?
Simples.
Comece recompensando as pessoas por seus bons atos. Comece fazendo justiça à quem merece.

 

Dodo.

2 comentários:

  1. Quando as pessoas forem mais conscientes e responsáveis certamente mudam muitas coisas erradas, como sempre a educação é a maior revolução! :)
    Boa semana!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Concordo.
    Para mudar o mundo é necessário muito, mas ao mesmo tempo muito pouco, se pensarmos em ações coletivas.

    Boa semana para ti também.

    ResponderExcluir