domingo, 12 de janeiro de 2014

Não É Muito


 
 
Para alguns é apenas questão de moradia.
Uma casa própria, um local para se chamar de lar, sem pagar aluguel.
Um local com um pequeno quintal para os filhos brincarem, em uma rua calma onde os vizinhos se conhecem.

Para outros é questão de paz.
Um local silencioso, uma praia quase deserta, um campo tranquilo, uma fazenda onde o verde da grama e o azul do céu se mesclam. Um lugar sem a correria da cidade grande, sem pressão, sem horários.

Para alguns é questão de emprego.
Um trabalho de segunda a sexta, vestuário social, estar em uma multinacional. Ganhar um bom salário para ter um bom carro, sonhos e prestígios.

Para outros é questão de cura.
Sair logo do hospital para nunca mais voltar. Se recuperar logo da lesão, da fratura, da doença.  Voltar logo para a vida normal, para a família, agora enxergando a vida de uma nova maneira.

Para alguns é questão de saúde.
Estar bem, respirar, andar, correr, ter de volta o bem mais precioso. Recuperar o que foi tirado. Ter o que nunca se possuiu.

Para outros é questão de saudade.
Rever a antiga terra, os amigos que ficaram para trás, a família que continua à esperar. A antiga rua, o inesquecível bairro, a vida que marcou o peito.

Para alguns é questão de esquecer.
Apagar memórias, sentimentos e pensamentos. É não deixar voltar o que nunca saiu de dentro. Jogar para fora o que nunca deveria ter entrado e não se permitir lembrar jamais do que machucou.

Para outros é questão de paz.

O fim da guerra, dos tiros, dos assaltos e do medo. É andar na rua sem o medo de ser baleado ou explodido por uma bomba. É simplesmente ter uma vida normal, em um país sem destruição, em uma cidade comum, onde as pessoas acordam pensando no amanhã e não se estarão vivos no outro dia.

Para outros é questão de justiça.

Ver o certo dar certo. A teoria se tornar ação. A lei ser executada. É ver quem merece estar no lugar que merece. Os livres libertos, os presos trancafiados. Se sentir realizado por ver o correto acontecer como deveria.

Para alguns é questão de reconhecimento.
Simplesmente receber o que é justo. Ser visto conforme a realidade. Ser notado porque realmente o merece ser. Receber dos outros ou da própria vida o retorno pelo esforço, o devido. Não se sentir injustiçado ou esquecido.

Para outros é questão de ser correspondido.

Receber de volta o que se dá. Não receber recusas ou "não". Ser escutado, atendido, sentir que se está recebendo o mesmo ou mais do que se deu.

As pessoas não querem muito.

Para ele é apenas questão de coração.



Dodo.

4 comentários:

  1. Muito bem explanado. Parece que nunca é demais o que as pessoas desejam, mas na verdade sempre depende das circunstâncias de cada um; para uns, ter prestígio social, para outros uma simples casa para formar um lar, para outros apenas recuperar a saúde....Para ele é tudo uma questão de coração.
    xx

    ResponderExcluir
  2. Pois é.
    Cada um sabe do que precisa, e isso para cada um é seu próprio universo e sua própria meta.

    ResponderExcluir
  3. A vida com as suas nuances e o sistema sempre cruel com os mais honestos e de moral ilibada, são os que mais sofrem. Parabéns poeta, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado.

    Infelizmente essa é a situação.

    ResponderExcluir