terça-feira, 1 de julho de 2014

Nova Geração




É claro que sempre há certa discordância entre a geração anterior e a presente. É assim desde o meio do século passado.
A geração anterior tende à ser sempre mais conservadora para com os atos da geração presente. Foi assim nos anos 50, quando o rock surgiu, e toda a rebeldia juvenil era criticada por pais e avós.
Foi assim durante cada nova década.
Cada geração nova surgia com algo novo, o que é extremamente comum, mas que nem sempre foi apreciado pela geração anterior, onde cabe sempre muitas ressalvas, afinal, é difícil abrirmos mão de nossos conceitos e valores que vimos dar certo para aceitar modas e maneiras de viver que nos desafiam.
Foi assim, quando surgiu a música pop, o hip hop, o grounge, quanto os livros foram trocados pelo rádio, o rádio pela televisão, a televisão pelos computadores, etc.
Houve diversas mudanças significativas que foram desafiadas pelo conservadorismo de gerações mais velhas.

Mas essa nova geração, como posso dizer... essa geração que está subindo nos dias atuais, em pleno século XXI, é preocupante.
Ao dizer isso, pareço pertencer à velha guarda ou algo do tipo, mas minha preocupação vai mais longe, pois não sou tão velho assim.
Porém, estou assistindo à mudanças assustadores e repentinas que em minha infância ou adolescência simplesmente não aconteciam.
É como se a cada dia ou a cada abrir de olhos, uma nova maneira de viver fosse inventada ou uma velha regra fosse quebrada por uma geração que se acha no topo do mundo, mas que para mim está no fundo do poço. Culturalmente, mentalmente e espiritualmente.

Não sei de quem é a culpa.
Creio que quando se trata de sociedade, a culpa é de todos, inclusive dos que vieram antes, pois a história é linear, e seus fatos são apenas reflexos do passado, como uma imensa corrente que nunca se quebra, ligada por milhares de teias de destinos, ações e escolhas.

Não é a hora de explicar como a história funciona, até porque esse é um assunto extremamente discutível.
Mas essa nova geração me assusta.

Passando na porta de colégios da quinta ou sexta série, me pego escutando conversas sobre sentimentos que crianças ainda não estão preparadas para sentir (se é que sentem, e se é que os adultos também estão preparados para sentir). Crianças falando sobre quem beijaram, como beijaram... crianças tendo desejos que deviam pertencer aos adultos e que prefiro nem colocar aqui.
Vejo crianças se agarrando nos muros da escola, sem inocência alguma e passando a mão em vários lugares dos corpos alheios.
Vejo-os falarem palavras que nem mesmo os adultos deveriam proferir, e pensarem coisas que somente deveriam passar por suas mentes no mínimo uns seis ou sete anos mais para frente.

É uma geração que nunca estuda.
Não posso dizer que eu era um gênio na escola, mas hoje, fora dela, eu sinceramente daria tudo para estudar  melhor coisas que eu realmente só aprendi a achar interessante agora, como Química, Física e Literatura. Coisas que realmente me fazem falta.
Na minha época as coisas já não estavam muito boas nesse sentido, mas hoje, somente percebo que as crianças querem apenas passar de ano, mal sabendo escrever ou ler, mal se interessando em estudar, aprender e obter conhecimento.
É uma pena, porque um país só consegue melhorar com o estudo.
O professor hoje é ainda menos reconhecido e valorizado do que antes.
Essa nova geração só se interessa em ler as atualizações do facebook, instagram, etc., e mal pega um jornal ou um livro para ler. Afinal, ela sabe que o que interessa é a faculdade de Administração, Economia ou Ciências Contábeis que ela fará, isso se fizer...

É uma geração que não assiste mais à desenhos.
E os que ela assiste tem um conteúdo tão adulto e tão fora do normal... que era melhor nem assistir.
É uma geração que prefere colocar no youtube seu vídeo de comédia escrachada, sem sentido e sem graça.
Uma geração que está crescendo adorando ostentação, dinheiro, carros, correntes e bebida alcoólica.

É uma geração que tem tudo pronto à um clique do dedo. E por isso acha que a vida é fácil e que tudo cairá do céu, ou melhor, da internet.
Por que ler um livro de 400 páginas, quando você pode ir no google e pegar a parte que lhe interessa?
Por que comprar um cd de música e ver o trabalho de um artista quando em questão de segundos você baixa a música que quer?
Por que ir em um show quando se tem um video do show de graça na internet?

Esses dias me assustei ao ligar a TV no meio da semana, na emissora mais poderosa do país e ver que de manhã não existe mais programa infantil.
Me perguntei: "Como assim???".
Só existem duas explicações, pois um programa só é tirado quando não existe audiência: ou não existem mais crianças ou não existem mais programas infantis.

É uma geração que quer ser grande sendo pequeno.
Uma geração que tem vergonha de sua infância.
Uma geração que quer crescer à qualquer custo, que mal se preocupa com o futuro, porque aprende a cada dia que o hoje é muito mais importante.
Que ir em festas é o máximo, muito mais do que se preocupar com o mundo ou com o próximo.

É uma geração que não enxerga o passado. E isso é um erro já comprovado.

Uma geração que me assusta e me entristece.

Eu torço para estar errado mais, mas acredito que temos apenas mais duas ou três gerações de vida antes de tudo entrar em colapso.

 
Dodo.

Como Mudar o Mundo?




Quer mudar o mundo?
Simples.
Comece recompensando as pessoas por seus bons atos. Comece fazendo justiça à quem merece.

Já está comprovado cientificamente, e principalmente nos campos da psicologia que as pessoas são motivadas pelas recompensas.
Não vá pensando que o ser humano é altruísta. Não, ele não é.
Conta-se nos dedos aqueles que foram assim, e ainda desta forma, há muito o que se duvidar, pois dentro de cada um há segredos e motivações secretas até mesmo para as próprias pessoas.

O mundo está do jeito que está porque nós não estamos recompensando as pessoas que merecem.

Quando assistimos um programa de comédia escroto ao invés de ler um bom livro; Quando damos valor ao artista que "pegou" a modelo do ano em uma festa ao invés do cientista que estudou o ano inteiro para descobrir algo novo;
Quando damos mais valor à bundas, corpos e rostos bonitos ao invés do intelecto e dos corações das pessoas;
Quando idolatramos ídolos vazios que nada contribuem para a sociedade ao invés das pessoas que acordam às 05:00 da manhã para sustentarem suas famílias;
Quando publicamos nos jornais futilidades ao invés de mostrar pessoas ajudando outras em todo o mundo;
Quando escutamos músicas com letras indecentes ao invés de incentivar os músicos de verdade, com músicas de verdade;
Quando achamos incrível a pessoa ter diversas empresas e muito dinheiro, ao invés de acharmos incrível a pessoa que procura por sua felicidade;
Quando acreditamos e damos valor àqueles que acham o estudo uma besteira ao invés de apoiarmos aquele que passa noites estudando;

Quando permitimos que o errado se torne certo, estamos contribuindo para o fim do mundo, e indiretamente, não podemos reclamar da falta de compaixão, razão e amor das pessoas para com seus semelhantes.

Nós mesmos criamos isso ao não recompensarmos o que é correto e ao não darmos valor ao que merece valor.

Não há motivo para que uma pessoa se esforce em fazer o certo, em fazer o bem, em ajudar o próximo, em partilhar seus bens, uma vez que ele vê que fazendo o errado e valorizando o erro, tem bem melhores chances de se dar bem.

Se valorizássemos o que é correto, se déssemos valor ao que é bom e verdadeiro, mais pessoas iriam se encorajar à procurar o que é certo.
Verdadeiros ídolos iriam surgir, servindo de exemplo para milhares de pessoas, os valores mudariam, assim como as culturas, e a balança se inverteria novamente ao lado do bem, do correto.

Quer mudar o mundo?
Simples.
Comece recompensando as pessoas por seus bons atos. Comece fazendo justiça à quem merece.

 

Dodo.

A Verdadeira Arte


 
 
A verdadeira arte é aquela que não espera recompensa, mas que quer ser vista, apreciada e reconhecida.

É aquela que nasce do âmago do artista.

É a representação mais profunda, fiel e verdadeira da alma humana e dos sentimentos que existem em um coração.

A verdadeira arte não está na TV, no rádio ou na internet.
A verdadeira arte está nas ruas, nas casas, nos quartos.

Está em um poema escrito enquanto chove, em uma música tocada entre amigos.
Está em um dedilhar solitário de violão, em uma pincelada de um quadro no meio da madrugada.
Está em um desenho feito cuidadosamente em uma sala de estar, em pleno domingo.
Está em um conto escrito em pleno outono.

A verdadeira arte está nos sonhos dos artistas, que querem ser mais do que a vida em si.

A arte completa, renova, entristece, alegra.
Se faz nova em cada inspiração, de cada ser humano que se propões a fazê-la ou apreciá-la.

A verdadeira arte não pode ser comprada ou vendida.

A arte é de graça, porque é verdadeira.

E a verdade é uma arte.

 

Dodo.