quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Ordem do Saber



Diário

24/06/2012

Ultimamente tenho pensado bastante na existência de dois conceitos:

O certo e a verdade.

É certo que devemos nos amar mutuamente, como Deus nos amou. Mas a verdade é que as pessoas se odeiam, pensam apenas em si próprias, sentem inveja, cobiça e estão sempre, continuamente, tentando se elevar perante as outras, uma vez que ninguém pode sair perdendo, porque perder significa ser menos que o outro, e isso ninguém quer.

É certo que devemos ser humildes e mansos de coração. Mas a verdade é que ser humilde é ser fraco, e calmo, otário. Temos que ostentar tudo o que temos, devemos nos esforçar ao máximo para parecermos bonitos, devemos comprar roupas da moda, devemos sair para lugares que os outros nunca vão, e devemos colocar tudo isso à mostra de todos. Não basta estarmos em certo lugar e curtirmos aquele momento, devemos também tirar foto daquilo, botar o nosso melhor sorriso, colocar a foto no facebook para que os outros vejam e pensem de mim "Olha só como estou feliz? Eu saio, me divirto e sou demais", sendo que o intuito de uma foto é guardar um momento em uma imagem para a posteridade, reviver momentos bons, etc.

É certo que devemos olhar para os corações das pessoas, e que devemos ter bons corações, sermos inocentes, atenciosos, termos verdadeiros sentimentos bons e tentarmos ser pessoas especiais, sermos românticos, tudo isso. Mas a verdade é que não estamos interessados em bons corações. Bons corações e pessoas boas são um saco! Pessoas boas irritam por causa de toda a sua bondade e inocência, partes estas do ser humano que na adolescência perdemos por causa do mundo, que nos ensina outros valores. Mostra-nos a verdade "nua e crua”.

É certo que devemos ver a beleza interna das pessoas. Mas a verdade é que a beleza corporal sempre conta mais que a interior, e isso é um fato. Quem tem olhos para ver, sabe do que estou falando. Os homens só olham para as moças mais bonitas. Os casais apaixonados das novelas são todos os atores bonitos, assim como nos filmes. As garotas a mesma coisa. Ninguém olha para a beleza interna e isso é um fato! Suas chances de conseguir algo com alguém estão inteiramente relacionadas à sua beleza exterior, assim como demais conquistas. As pessoas não querem saber se você é inteligente (fato que dificilmente achamos em pessoas bonitas porque elas não precisam disso para se destacar), se é uma boa pessoa, etc. Você primeiramente é julgado pela sua imagem, após isso pelo seu status, depois pelo que você tem depois pelo que você é por dentro, mas no final o que vai pesar é a sua beleza exterior. Duvida? Veja quantos colegas, amigos e desconhecidos estão ao redor de alguém bonito e quantas estão ao redor de uma pessoa considerada feia. Veja o tom de voz usado para com uma pessoa bonita e o tom de voz usado para uma pessoa considerada feia.

É certo crermos em Deus. Mas a verdade é que só acreditamos realmente em Deus quando estamos na pior, como uma professora minha disse certa vez: "quando a água bate na b...". Crer em Deus é seguir o que Ele fala, sua vontade e seus preceitos. Não fazemos isso. Usamos Deus como porta de embarque para nossas conquistas pessoais, nosso emprego sonhado, nosso carro, nossa subida de cargo, nossa vitória perante outra pessoa, ver nossos inimigos humilhados, é isso que Deus significa para nós. A verdade é que pegamos Deus e pensamos nele como algo humano, como o resolvedor de todos os nossos problemas temporais (carnais). Cada dia mais cuidamos de nosso corpo e menos de nossa alma. Ah, como é legal ir na igreja e bater palminhas para Deus, sair e nem olhar na cara do mendigo que está na rua. É muito legal cantarmos, chorarmos diante de louvores incríveis e melodiosos, nos acharmos justos e santos, sairmos nas ruas e nem perguntar como podemos ajudar nosso colega que está chorando, odiar quem nos fez mal, fofocar. Como é divertido. Afinal, sempre teremos o perdão de tudo não é mesmo??? Ou segundo algumas crenças, voltaremos em outra reencarnação e teremos mais uma chance, ou melhor ainda "Cá estou, por causa de meus erros de outra vida, sofro tudo isso pelo peso de meus erros do passado..."- legal pessoa, mas...e aí? Você vai ficar por isso mesmo ou vai mudar de vida????

É certo que devemos ter esperança e acreditar em um futuro melhor. Mas a verdade... ah deixa para lá, você vão descobrir sozinhos. rsrsrs

Afinal, ninguém gosta de saber a verdade, e ninguém faz o certo.
Mas tudo bem, já que é tudo verdade e tudo está certo.

Dodo.


25 comentários:

  1. Boa parte de seus escritos têm um forte aspecto religioso; ou melhor: espiritual. Gosto muito disso! Gostei dessa reflexão (que rende muito "pano pra manga")! Abç!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, pior que isso rende muita coisa mesmo. rsrs.

      Abraços.

      Excluir
  2. Este seu texto é quase um tratado sobre humanismo, ao fim e ao cabo.
    Gostei imenso de toda a reflexão, e fiquei um pouco sem palavras, não consigo isolar nada, porque vale pelo todo.
    As aparências estragam toda a ideia de belo e de verdade, e isso não está certo....no entanto são poucos os que se incomodam com isso.
    Obrigada por este maravilhoso texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah... infelizmente é a verdade.
      Temos uma "moral" dentro de nós que nos diz o que é o certo, mas isso é besteira pura!

      Excluir
  3. Olá Dodo,

    Um verdadeiro tratado filosófico.
    Você diz algumas verdades, com as quais concordo, embora não possam ser generalizadas. Estamos neste mundo para aprendermos e fazermos o melhor que pudemos. De aprendizado em aprendizado chegaremos à verdade que nos libertará.

    Parabéns pelo texto e pelas importantes reflexões.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil concordar com tudo, e creio que talvez existam exceções, muito embora ainda não conheci nesta vida. rs.

      Excluir
  4. Nossa!

    Falou tudo!

    Só tenho uma dúvida, será que antigamente também era tudo tão superficial assim?
    O problema é que as pessoas fazem de tudo para ficarem 'bem' na foto. E não fazem aquilo por convicção. É tudo para ostentar mesmo...E a tendência é piorar..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei.

      Posso dizer que piorou e muito, mas saber se isto é um problema antigo demandaria muito estudo. rs.

      Excluir
  5. O certo já não é tão praticado como antes e a verdade nem se fala, moda é se dar bem e que se dane o outro, uma pena! Parabéns pelo lindo e inteligente texto, abraços fraternos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim meu caro colega.
      Isso é verdade.

      Nessa vida ganha quem é espertão.

      Nada mais.

      Excluir
  6. Gostei da escolha de René Magritte para ilustrar o texto!

    ResponderExcluir
  7. Com muito carinho depois de um breve afastamento ,
    espero realmente , que não precise me ausentar
    mais por tanto tempo.
    A saudade é bem grande mais tenho ,
    que aceitar o desígnios de Deus.
    Na vida existe ontem e hoje o amanhã
    é desconhecido nunca sei se chegarei
    lá por isso só vivo o hoje .
    Com muito carinho desejo um abençoado final de semana
    beijos no coração afagos na sua alma .
    Carinhosamente,Evanir,

    ResponderExcluir
  8. Então... não sou querida. Sou homem. rs.

    Mas blz, obrigado por me convidar.

    ResponderExcluir
  9. OI DODO!
    LI TEU TEXTO E PENSEI, " NÃO É BEM ASSIM" E ME PREPAREI PARA CONTESTAR TEUS ESCRITOS, MAS, AO LER A ÚLTIMA PARTEM ME DESARMEI E DEI A MÃO Á PALMATÓRIA, POIS TENS RAZÃO... RSRSRSR
    SOMOS ASSIM MESMO.
    abrçs
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu sei como é.
    Escrever esse texto me colocou contra a parede também.
    Fez meu lado esperançoso brigar com meu lado realista.
    É difícil aceitarmos, mas, no meu ponto de vista, a realidade é essa. E ponto final.

    Um bom domingo.

    ResponderExcluir
  11. Olá!Boa tarde
    Dodô
    ... sei que não devemos generalizar e o tema é subjetivo e invoca o relativismo!
    penso que o que é verdade, para alguém, é simplesmente verdade, então agir assim é uma decisão pessoal, e uma justificativa para fazer o que quiser...que pode não ser o certo, que seria ver se a sua verdade se ajusta ao fato, ações, atitudes...
    Vivemos num mundo consumista, culto à aparência, por vezes cruel e hipócrita, de passar uma imagem daquilo que não é, de discursar sobre filosofias que não pratica, e de falar de coisas que não se vive...etc, mas faz parte!O importante é cada um viver da melhor forma , e da forma certa, se possível!
    Agradeço pela visita
    ah...não pensei em "musicar",porque , realmente, não tenho talento e nem aptidão com nenhum instrumento musical.
    Infelizmente!
    Boa semana
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Deveria, fiquei imaginando aquele seu poema como música e com certeza ficaria uma canção muito bonita.

    O tema é complicado, eu sei disso. rs.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. cara...eu penso nisso todos os dia...é triste mas é a pura realidade...todos os dias eu vejo a mesma ladainha das pessoas a minha volta...dizem: -Obrigado meu DEUS por isso ou por aquilo mais em seguida vem um milhão de pedidos materiais... eu sou um cara meio que estranho...acho que é por isso que "amigos" mesmo só aqui na rede por que sou diferente...bem as pessoas dizem que eu sou diferente...mais não ligo, vivo minha vida de acordo...minha cidade é...digamos 99,9 %, materialista e superficial, o que é muito triste...

    P.S Valeu a visita no meu cantinho abraço

    Sinceramente: O Garoto do Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como se sente.
      Como vivo em SP, sei bem o que é materialismo. Mas acho que isso acontece em boa parte do globo capitalista e em países de primeiro mundo.

      Pessoas como nós não fazem amigos facilmente do lado de fora daqui, isso é um fato.

      Abraços meu caro.

      Excluir
  14. Oi Dodo...
    Muito grata por sua visita!
    Seu texto é pertinente...
    Olha,eu conheço pessoas boas e que não são inocentes!rsrs
    Bjs!

    ResponderExcluir