sábado, 27 de agosto de 2011

Ordem do Saber




Diário

15/08/2011

Cada palavra dita magoa como faca afiada.

É tão estranho nosso comportamento perante a vida e aos outros.

Quantas vezes sorrimos para as pessoas, e da mesma forma elas no momento sorriem para gente. Mas segundos depois já estão falando mal.

Por que a sinceridade está tão longe de nossa sociedade?

Somos guiados pelas nossas próprias vontades, e nada além delas parece ter vez. Ninguém procura a Verdade. Todos possuem suas mínimas verdades e as defendem com todas as forças, mesmo que para isso tenham de atropelar verdades alheias.

Só há uma Verdade, e além dela tudo é mentira.

Seguimos o caminho da Verdade ou caminhamos pela estrada da nossa verdade?

Se todos tiverem razão quem terá razão?

Está faltando enorme humildade em todos nós, mais ainda em nossos corações. Estamos constantemente almejando as nuvens. E quando chegamos lá almejamos o espaço.

O problema disso é que um dia, quando estivermos almejando galáxias distantes nos esqueçamos de nossa terra.

O problema disso é que um dia, quando estivermos almejando o mundo inteiro nos esqueçamos de nosso próprio mundo.

O problema disso é que um dia, quando estivermos almejando todo o exterior nos esqueçamos de nosso interior.

O problema disso é que um dia, quando estivermos almejando todos os corações nos esqueçamos do nosso próprio.

A vida é uma só, mas isso não significa que o problema seja somente um.

Quanto mais abandonamos, menos enxergamos e mais nos cegamos.

Ao estamos sendo verdadeiros conosco mesmos, com os outros nem com a vida em si. E que valor há em não ser verdadeiro? Porque alguém gostaria de seguir o falso, a mentira? Qual a vantagem de ser falso?
As vozes do coração já não estão mais sendo escutadas.

Nos encantamos muito por nossa própria essência e nos esquecemos que sempre fomos feitos pela Verdade, mas preferimos seguir outros caminhos, cada vez mais distantes. E quando isso bate dentro de nós, achamos que é depressão, que falta algo e que tudo à nossa volta deve estar errado.

O problema não está lá fora, o problema está aqui dentro.

O problema está na verdade tão quanto está na Verdade Esquecida.

Dodo.

13 comentários:

  1. Olá,
    Belo texto!
    Estamos tão voltados para o exterior que nos esquecemos de nossa pura essência. Estamos sempre procurando mais do que precisamos, nada nos satisfaz. Alegramo-nos muito pouco com o muito que possuímos. Isso nos distancia de nossa verdade, exatamente porque deixamos de ouvir as vozes de nosso coração, como destacado no texto.
    O sentido da vida está em vivermos de acordo com a verdade e não conforme as verdades que fabricamos. E esta verdade somente será praticada quando a encontrarmos dentro de nós.
    Obrigada pela visita e por ter se integrado ao meu recanto.
    Já sigo aqui.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. As pessoas não sabem mais ser verdadeiras ...porque a verdade é dura e machuca...então preferem mentir e esconderem o que sentem e pensam!
    O mundo é hipócrita...a mentira não é tão dura quanto a verdade...pois as pessoas optaram por ouvirem mentiras e falarem mentiras!
    Só que sou mil vezes a verdade...pois por mais que seja difícil escutar...mesmo assim prefiro do que a mentira...porque não ilude!
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Lindo texto *-*
    Eu fico sem palavras para escrever ...
    Esou sperando pelo proximo post OK
    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. O maior problema da nossa sociedade hoje em dia é a covardia. Tanto para dizer coisas ruins com sinceridade como tambem coisas boas! =\
    Bela postagem!
    XX

    ResponderExcluir
  5. lindo texto.........
    por algum momento pensei "como seria tudo isso sem possivel se somos tao pequenos no gigantesco universo de cada um" por qual motivo pensei.
    abraços

    ResponderExcluir
  6. Vera Lúcia, com certeza. Falastes com grande sabedoria.
    Estamos presos dentro de tantas verdades falsas e regidas pelos outros que muitas são as vezes em que nos esquecemos de nós mesmos e de tudo o que nos fazia ser felizes ou de nossos próprios sonhos.

    ResponderExcluir
  7. Apóio-te Natasha, a verdade dói demais, porque muitas vezes a verdade vai contra o que queríamos, contra o que sonhávamos, contra o que amávamos e isso pode ser chamado de fim da ilusão. Mas infelizmente tudo chega ao fim, até mesmo nossas mentiras.

    ResponderExcluir
  8. Midnight, as pessoas estão covardes mesmo, mas muitas vezes possuem medo de machucar umas às outras dizendo a verdade.
    Mas da mesma forma que ela dói, ela precisa ser dita.
    Porém há jeitos e jeitos de se dizer algo.

    ResponderExcluir
  9. Abraços Amós.
    Ótimo questionamento, e a resposta se encontra na própria pergunta.

    ResponderExcluir
  10. são poucas as pessoas que enxergam a verdade, pouquissimas mesmo...mais não se pode mudar aquilo que foi escrito pelo criador...o fim esta muito proximo, mais não é agora, não agora...mais enquanto tropeçamos na imundice que este mundo esta se tornando...aqueles que ainda acredita na verdade, na sinceridade, procurem manter-se firme e não se deixe ser possudo pelas ilusões que estão a sua volta...

    bjs...boa semana

    Sinceramente: O Garoto do Blog.

    ResponderExcluir
  11. Falou corretamente Garoto do Blog.
    Enquanto aqueles que acreditam na sinceridade continuarem lutando, este mundo ainda terá um pouco de luz para todos nós.

    ResponderExcluir